ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Review Article - Year2022 - Volume37 - Issue 2

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2022RBCP0034

RESUMO

Atualmente, as alterações estéticas faciais e a insatisfação com a autoimagem são influências que motivam a busca por procedimentos estéticos rápidos, não cirúrgicos e menos invasivos. Por esse motivo, a procura de pacientes que procuram por procedimentos estéticos orofaciais é crescente. O objetivo deste estudo foi elencar as complicações decorrentes dos procedimentos de harmonização orofacial por meio de uma revisão sistemática da literatura, identificando quais tipos de complicações e áreas são mais acometidas. As seguintes bases de dados foram pesquisadas: Medline (PubMed), SciELO, Scopus, Cochrane, Lilacs e Web of Science, de março a setembro de 2020, selecionando os estudos que apresentavam os seguintes critérios de inclusão: estudos originais em humanos sobre complicações após procedimentos de harmonização orofacial. Foram selecionados 33 estudos da literatura que apresentavam relatos de complicações em pacientes após o procedimento de harmonização orofacial na testa, nariz, olhos, região periocular e lábios. Mesmo a execução de procedimentos estéticos faciais menos invasivos pode acarretar possíveis complicações imediatas ou tardias após o procedimento, principalmente na região periocular e nos olhos. É importante alertar previamente os profissionais para essa possibilidade.

Palavras-chave: Estética; Rejuvenescimento; Face; Cosméticos/efeitos adversos; Ácido hialurônico; Envelhecimento da pele

ABSTRACT

Currently, facial aesthetic changes and dissatisfaction with self-image are influences that motivate the search for quick, non-surgical and less invasive cosmetic procedures. For this reason, the demand for patients looking for orofacial aesthetic procedures is increasing. The objective of this study was List the complications resulting from orofacial harmonization procedures through a systematic literature review, identifying which types of complications and areas are most affected. The following databases were searched: Medline (PubMed), SciELO, Scopus, Cochrane, Lilacs and Web of Science, from March to September 2020, selecting the studies that presented the following inclusion criteria: original studies in humans, about complications after orofacial harmonization procedures. Thirty-three studies from the literature were selected that presented reports of complications in patients after the orofacial harmonization procedure in the forehead, nose, eyes, periocular region and lips. Even the execution of less invasive facial cosmetic procedures can cause possible immediate or late complications after the procedure, especially in the periocular region and eyes. It is important to make professionals aware of this possibility beforehand.

Keywords: Esthetics; Rejuvenation; Face; Cosmetics/adverse effects; Hyaluronic acid; Skin aging.


INTRODUÇÃO

As alterações estéticas faciais e a insatisfação com a autoimagem estão cada vez mais presentes na sociedade atual1-3, e os parâmetros de beleza facial exercem considerável influência na população2,4. A aparência, principalmente da figura feminina, é mencionada como beleza e juventude impondo um padrão cosmético que combate o cansaço e o envelhecimento5. Os pacientes têm procurado por procedimentos rápidos, não cirúrgicos e menos invasivos, onde podemos encontrar algumas substâncias que podem modificar a estética facial através do rejuvenescimento dos sinais do envelhecimento6. Assim, há um aumento na procura de pacientes por procedimentos estéticos orofaciais realizados por médicos e dentistas7,8.

Os aplicadores faciais e preenchedores são os recursos não cirúrgicos mais utilizados para procedimentos estéticos que buscam prevenir ou melhorar os sinais de envelhecimento9 por meio de substâncias injetadas sob a pele. Embora sejam eficazes e tenham margens de segurança favoráveis, podem ocorrer complicações precoces e tardias com vários níveis de gravidade9. O aumento da realização desses procedimentos estéticos dérmicos pode ser acompanhado de fatores que comprometem a segurança do paciente e a reputação dos profissionais10.

Devido à prática médica consolidada na área cosmética e com a possibilidade de prática clínica por parte dos cirurgiões-dentistas sobre determinados fatores cosméticos11, aumenta a popularidade e a procura de pacientes por esses profissionais com o objetivo principal de procedimentos estéticos faciais12. Embora não cirúrgicos e com margem de segurança, podem resultar em aparência estranha ou artificial13, levando a complicações e efeitos adversos após o tratamento14, causando danos ao paciente15. É de suma importância que o profissional tenha segurança na tomada de decisões ao realizar tais procedimentos e atenção ao limite de suas atribuições como cirurgião-dentista16.

Em decorrência do aumento de procedimentos estéticos não cirúrgicos e visando alertar os profissionais sobre possíveis danos e riscos inerentes à técnica, o objetivo desta revisão sistemática da literatura foi elencar as complicações decorrentes dos procedimentos de harmonização orofacial, identificar as áreas mais afetadas, contribuindo para a tomada de decisão consciente e procedimentos estéticos faciais mais seguros para a qualidade de vida do paciente.

MÉTODOS

Revisão sistemática da literatura

Estratégia de pesquisa

Esta revisão sistemática foi realizada seguindo as diretrizes do protocolo PRISMA17, com a questão foco: “Quais as complicações decorrentes dos procedimentos de harmonização orofacial?”. Os artigos foram selecionados com base nos critérios de inclusão: população, intervenção, comparação e desfechos (PICO), apresentados no Quadro 1.

Quadro 1 - Critérios para a questão foco da pesquisa.
Descrição Abreviação Componentes
População P Humanos
Intervenção I Harmonização orofacial
Comparação C Procedimentos estéticos
Resultados O Complicações
Quadro 1 - Critérios para a questão foco da pesquisa.

A busca bibliográfica foi realizada por dois revisores no período de março a setembro de 2020, sem o uso de filtros, em todos os campos das seis bases de dados selecionadas: Medline (PubMed), SciELO, Scopus, Cochrane, Lilacs e Web of Science, em português, inglês e espanhol, utilizando as seguintes palavras-chave.

Inglês

    “Botulinum toxin” e face e complications e “adverse effects”

    “Hyaluronic acid” e face e complications e “adverse effects”

    “Mesotherapy” e face and complications e “adverse effects”

    “Collagen” e face and complications e “adverse effects”

    “Lip” e face e complications e “adverse effects”

    “Adipose tissue” e face and complications e “adverse effects”

    “Laser” e face and complications and “adverse effects”

    “Platelet-Rich Plasma” e face and complications e “adverse effects”

Português

    “Toxina botulínica” e face e complicações e “efeitos adversos”

    “Ácido hialurônico” e face e complicações e “efeitos adversos”

    “Mesoterapia” e face e complicações e “efeitos adversos”

    “Colágeno” e face e complicações e “efeitos adversos”

    “Lábio” e face e complicações e “efeitos adversos”

    “Lipectomia” e face e complicações e “efeitos adversos”

    “Laser” e face e complicações e “efeitos adversos”

    “Plasma rico em plaquetas” e face e complicações e “efeitos adversos”

Espanhol

    “Toxinas Botulínicas” e cara e complicaciones e “efectos adversos”

    “Ácido Hialurónico” e cara e complicações e “efectos adversos”

    “Mesoterapia” e cara e complicaciones e “efectos adversos”

    “Colágeno” e cara e complicaciones e “efectos adversos”

    “Labio” e cara e complicaciones e “efectos adversos”

    Lipectomía e cara e complicaciones e “efectos adversos”

    “Rayos láser” e cara e complicaciones e “efectos adversos”

    “Plasma rico en plaquetas” e cara e complicações e “efectos adversos”

Critérios de elegibilidade

Os artigos foram inicialmente separados por títulos, onde foram excluídos aqueles que não possuíam o tema. Os revisores avaliaram se atendiam aos critérios de inclusão os artigos selecionados pelos títulos por meio de seus resumos e artigos, e as repetições encontradas foram descartadas. Posteriormente, foi realizada uma avaliação completa do artigo. Os dois revisores avaliaram independentemente a qualidade metodológica de cada estudo, e a seleção sistemática dos estudos foi realizada; apenas aqueles que apresentavam os parâmetros dos critérios de inclusão foram selecionados para a discussão do trabalho.

Os critérios de inclusão foram estudos que apresentassem complicações na harmonização facial após procedimentos de harmonização orofacial; trabalho in vivo em humanos. Os critérios de exclusão foram revisões de literatura; pesquisas realizadas em animais, ou que não apresentaram complicações decorrentes de procedimentos de harmonização orofacial nas áreas médica e odontológica.

Avaliação da qualidade do estudo

A classificação de viés de cada estudo selecionado foi realizada por meio da escala: Joanna Briggs Institute 2017- Critical Appraisal Checklist for Case Reports18, com pontuação máxima de 8 pontos, contando apenas os positivos, mostrando as limitações dos estudos.

RESULTADOS

Pesquisa na literatura

Inicialmente, foram escolhidas 3.535 referências, aplicando-se os critérios de inclusão e exclusão e removendo as duplicatas; uma amostra final de 33 estudos foi obtida no Quadro 2. A descrição detalhada das etapas de seleção dos artigos é apresentada na Figura 1.

Quadro 2 - Dados gerais dos artigos utilizados na revisão sistemática contendo nome do artigo, autores, ano de publicação e revista.
ARTIGOS TÍTULO AUTORES ANO REVISTA
1 Complicações com o Uso de Toxina Botulínica Tipo A em Rejuvenescimento Facial: Relato de 8 Casos19 Ferreira MC,
Salles AG,
Gimenez R,
Soares MFD
2004 Cirurgia Plástica Estética
2 Oclusão da artéria do ramo da retina após injeção de ácido hialurônico (Restylane) 20 Pedro S, Mennel S 2006 Oftalmologia Clínica e Experimental
3 Cirurgia para reações de corpo estranho devido a preenchedores injetáveis 21 Wolfram D,
Tzankov A,
Piza-Katzer H
2006 Dermatologia (Basileia, Suíça)
4 Efeito da toxina botulínica tipo a na produção de lágrima após tratamento de rítides cantais laterais22 Arat YO, Yen MT 2007 Cirurgia Plástica e Reconstrutiva Oftálmica
5 Efeitos adversos imunomediados retardados relacionados a ácido hialurônico e enchimentos dérmicos de hidrogel acrílico: Achados clínicos,
acompanhamento a longo prazo e revisão da
literatura23
Alijotas-Reig J, Garcia GV 2008 Revista da Academia Europeia de Dermatologia e Venereology
6 O risco de necrose alar associada à injeção de preenchimento dérmico24 Grunebaum LD et.al. 2009 Cirurgia Dermatológica
7 Danos oculares secundários à terapia de luz pulsada intensa na face25 Lee WW et al. 2011 Cirurgia Plástica e Reconstrutiva Oftálmica
8 Exagero de rugas após injeção de toxina botulínica para linhas horizontais da testa26 Kang SM et al. 2011 Anais de Dermatologia
9 Reação por corpo estranho incomum causada por toxina botulínica27 Pontes HAR et al. 2012 Revista de Cirurgia Craniofacial
10 Branqueamento facial devido a neurotoxinas: mecanismos propostos28 Khan TT,
Herne K,
Dayan SH,
Woodward JA
2013 Cirurgia Dermatológica
11 O uso de hialuronidase em complicações causadas por ácido hialurônico para volumização da face:
relato de caso 29
Neri SRNG,
Addor FAZ,
Parada MB,
Schalka S
2013 Cirurgia Dermatológica Cosmética
12 Oclusão da artéria do fundo causada por injeções faciais cosméticas30 Chen Y et al. 2014 Revista Médica Chinesa
13 Lipogranuloma periorbital relacionado à migração de preenchimento: uma rara complicação do
preenchimento facial31
Eun YS,
Cho SH,
Lee JD,
Kim HS
2014 Revista de Cosmética e Laserterapia
14 Diagnóstico e manejo das complicações do preenchimento dérmico na região perioral32 Grippaudo FR et al. 2014 Revista de Cosmética e Laserterapia
15 Preenchimentos faciais cosméticos e perda severa de visão33 Carle MV, Roe R,
Novack R,
Boyer DS
2014 JAMA Oftalmología
16 Resultados clínicos da necrose da pele nasal iminente relacionado ao aumento do nariz e dobra nasolabial com preenchimentos de ácido
hialurônico34
Sun ZS et al. 2015 Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
17 Reações adversas de início tardio relacionadas ao preenchimento dérmico de ácido hialurônico para
aumento estético de tecidos moles35
Curi MM et al. 2015 Revista de Cirurgia Craniofacial
18 Achados angiográficos cerebrais de oclusão da artéria oftálmica e da retina relacionada ao preenchimento facial cosmético36 Kim YK, Jung C, Woo SJ, Park KH 2015 Revista da ciência médica coreana
19 Tratamento da necrose da pele da glabela após injeção de preenchimento de ácido hialurônico usando plasma rico em plaquetas37 Kang BK, Kang IJ, Jeong KH, Shin MK. 2016 Revista de Cosmética e Laserterapia
20 Embolização de artéria retiniana após injeção de ácido hialurônico: relato de caso38 Chen W et al. 2016 Revista de Cirurgia Estética
21 Intercâmbio de plasma terapêutico em um caso raro de crise miasténica após a injeção de Botox 39 Chegini A 2017 Suplemento de Aterosclerose
22 Migração do preenchimento para a testa devido a múltiplas injeções de preenchimento em um paciente viciado em preenchimentos cosméticos40 Lin CH, Chiang CP, Wu BY, Gao HW 2017 Revista de Cosmética e Laserterapia
23 Reação semelhante ao xantelasma à injeção de preenchimento 41 Or L et al. 2017 Cirurgia Plástica e Reconstrutiva Oftálmica
24 Edema crônico da pálpebra após tratamento de preenchimento com ácido hialurônico periocular42 Yu JTS,
Peng L,
Ataullah S
2017 Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
Oftálmica
25 [Análise clínica da perda visual causada pela injeção de preenchimentos cosméticos faciais]43 Hu XZ et al. 2017 Zhonghua Yan Ke Za Zhi Revista Chinesa de Oftalmologia
26 Diagnóstico Histopatológico de Oclusão
Vascular após Injeção de Preenchimento de
Ácido Hialurônico: Achados de Corpo Estranho Intravascular e Necrose de Pele44
Maruyama S 2017 Revista de Cirurgia Estética
27 Esotropia após injeção de toxina botulínica tipo A para rugas faciais45 Lee SK, Jun HJ 2018 Revista de Cosmética e Laserterapia
28 Complicações vasculares após aumento do queixo com ácido hialurônico46 Wang Q et al. 2018 Cirurgia Plástica Estética
29 Complicações da ultrassonografia transcutânea microfocada: série de casos e revisão da literatura47 Friedmann DP et. al. 2018 Lasers em Cirurgia e Medicina
30 Paralisia isquêmica do nervo oculomotor devido à injeção de ácido hialurônico48 Bae IH et al. 2018 Revista de Dermatologia Cosmética
31 Deformidade de animação horizontal como complicação incomum da modulação da neurotoxina
do sorriso gengival49
Chen G et al. 2019 Revista online de Dermatologia
32 Perda visual após injeção de preenchimento facial cosmético50 Shoughy SS 2019 Arquivos Brasileiros de Oftalmologia
33 Comprometimento vascular após preenchimentos faciais de tecidos moles: Relato de caso e revisão dos protocolos de tratamento atuais51 SM, Goldsmith JL, Ferneini EM 2020 Revista de Cirurgia Oral e Maxilofacial
Quadro 2 - Dados gerais dos artigos utilizados na revisão sistemática contendo nome do artigo, autores, ano de publicação e revista.

Figura 1 - Fluxograma do processo de seleção dos artigos encontrados nas bases de dados.

Os casos dentro de cada estudo variaram de 1 a 26, com idades de 22 a 74 anos. Os procedimentos estéticos faciais realizados foram injeção de toxina botulínica19,22,25-28,39,45,49, preenchimento com ácido hialurônico20,21,23,24,29,30,32-38,41-44,46,48, 50,51 e outros tipos de preenchedores29,41,44,48, tratamento facial com luz intensa pulsada (IPL)25 e ultrassom MicroNed47, houve complicações imediatas e tardias decorrentes dos procedimentos, sendo os olhos e a região periocular os mais afetados (Tabela 1). O núcleo de avaliação da qualidade metodológica variou entre 4 e 8 pontos, pois contou apenas com o símbolo positivo (Tabela 2).

Tabela 1 - Metodologia dos estudos que apresentam complicações após a harmonização orofacial.
Artigo n F M Idade Procedimento realizado Intensidade/ quantidade do material Tempo decorrido do procedimento Complicações Região afetada
1 8 7 1 36-58 Injeção de toxina botulínica tipo A no terço superior e inferior da face 46 U; 10 U. Varia de 48 horas a 43 dias. Cefaleia, olho seco, ptose unilateral progressiva da fronte e pálpebra associada à diplopia, perda de
controle do músculo orbicular da
boca, dificuldade para beber e falar, edema, espasmos do olho e dos músculos corrugadores e diplopia em maior grau.
Músculos faciais, olhos, pálpebras, testa e ca-
beça
2 1 0 1 48 Preenchimento de ácido hialurônico na área glabelar e pálpebras para rugas - 1 minuto Perda visual parcial na metade inferior do campo visual do olho direito e oclusão do ramo da artéria da retina. Olhos
3 4 4 0 38-58 Preenchimento facial com microesferas de polimetil-
metacrilato, ácido hialurô-
nico, ácido hialurônico mais
partículas de hidrogel acrílico e ácido polilático
- Ele variou de
2 e 3 meses a 2 anos depois.
Erupções vesiculares na face, granu-
lomas, eritema, corpo estranho com rigidez subcutânea e intramuscular, inflamação aguda das áreas faciais aumentadas e uma fístula na testa.
Pálpebras, canto da boca, arco zigomático,
sulco nasolabial, queixo, pescoço, bochechas e lábio superior.
4 13 13 0 31-58 Toxina botulínica tipo A em região de "pés de galinha" 10 U para cada lado 1 semana Olho seco e efeitos na produção de lágrimas. Olhos
5 25 - - - Preenchimento facial com ácido hialurônico (n=16) e
ácido hialurônico mais hidrogéis (n=9)
- 1-12 meses Nódulos sensíveis, endurecimento da pele, manifestações sistêmicas e outros sinais clínicos. Orofacial e sistêmica
6 3 2 1 25-42 Preenchimento do nariz (rinoplastia) com ácido hialurônico 1 ml (n=1) Variando de imediato; 12 horas depois e 1 dia depois. Necrose nasal, irritação da pele do nariz com inchaço e dormência. Nariz
7 2 2 0 27-36 Tratamento facial com luz intensa pulsada (IPL) 560 nm com uma unidade
IPL desconhe-
cida foi aplicado a 21 J
1 hora depois Dor ocular, constrição pupilar marcada e uveíte, distúrbios visuais e defei-
tos pupilares
Olhos
8 4 4 0 33-49 Toxina botulínica na região da testa Menos de 20 U 1-2 semanas depois Protrusão glabelar e rugas profundas Testa
9 1 1 0 32 Injeção de toxina botulínica para corrigir o sorriso gen-
gival
(3 injeções de
BTX em 2 lo-
cais)
6 meses depois Cisto do ducto nasopalatino ou cisto periodontal lateral e corpo estranho
imerso no tecido conjuntivo da lesão compatível com toxina botulínica.
Maxila e incisivos centrais
10 1 1 0 32 Injeções de toxina botulínica tipo A na região da
glabela
- 2 semanas Pele pálida sobrejacente às áreas frontal e glabelar Testa
11 1 1 0 35 Ácido hialurônico na região do arco zigomático Cânula 18G,
70mm e volume não informado
15 dias depois Dor à palpação e nódulos Arco zigomático e região infraorbital
12 13 13 0 38-44 Preenchimento facial com gordura autóloga (n=7),
ácido hialurônico (n=5) e
colágeno ósseo (n=1). Fron-
tal (n=5), periocular (n=2), temporal (n=2) e nariz
(n=4)
AH (0,6; 0,9 e 2,1 ml de material. Agulha 27-30 G) e gordura autóloga:
(20,0;2,0;5,0;12,0 e 0,9ml com
agulha de 0,3; 1; 1,2 e 2mm de diâmetro e 23G e 12G)
- Oclusão da artéria oftálmica (OAO), oclusão da artéria central da retina
(OACR) e neuropatia óptica isquêmica anterior (NOIA).
Olhos
13 1 1 0 74 Preenchimento dérmico com material não identificado na região da testa - - Edema e descoloração amarela da pálpebra superior esquerda Pálpebras
14 26 26 0 28-74 Preenchimento labial - - volume labial, assimetria, edema
labial, infecções, fibrose, nódulos, endurecimento labial, inflamação granulomatosa e migração de produto.
Lábios
15 3 2 1 30-60 Ácido hialurônico, gordura autóloga e microesferas de
colágeno bovino e polimetil metil acrilato na testa
- Variou de imediatamente a 3 semanas após Perda Visual Olhos
16 20 19 1 22-52 Ácido hialurônico no Nariz - 1 dia depois Necrose cutânea (dor, eritema e edema) Nariz
17 2 2 0 58-65 Ácido hialurônico - 4 e 12 anos depois (reação tardia) Lesões nodulares inflamadas dolorosas na mucosa labial e inchaço bilateral simétrico súbito no masseter
região
Lábios e masseter
18 7 7 0 24-40 Ácido hialurônico (n=4) e gordura autóloga (n=3) no nariz e glabela AH 0,2; 0,4 e 0,7 ml para gordura
autóloga não foi identificada
4 horas Oclusão da artéria oftálmica (OAO) e necrose da pele Olhos
19 1 1 0 46 Ácido hialurônico na testa e nariz - 2 dias depois Vermelhidão, inchaço, numerosas pústulas e necrose regional escura. Glabela, testa e parte de trás do nariz
20 1 1 0 22 Injeção de ácido hialurônico no dorso nasal - 10 minutos depois Dorso nasal e eritematoso glabela acompanhada de diplopia, descoloração violácea, dor orbitária e estrabismo em os olhos. Glabela, nariz e olhos
21 1 1 0 30 Injeções de toxina botulínica 3 injeções sem indicação de volume - Ptose, diplopia, disartria, disfagia, fraqueza muscular, dificuldade respiratória progressiva e dispneia Olhos e faringe
22 1 1 0 50 Injeção de ácido polilático (PLLA) nas bochechas - 1 mês depois Preencher migração nas bochechas formando um nódulo crescente na testa Testa
23 7 7 0 46-57 Ácido hialurônico (n=2), cálcio sintético microesferas
de hidroxiapatita (n=4) e policaprolactona (n=1)
- 12 meses depois Reação semelhante ao xantelasma na parte inferior pálpebras que incluíam inchaço e depósitos amarelos nas
pálpebras inferiores
Pálpebras inferiores
24 1 1 0 54 Ácido hialurônico na região das sobrancelhas - 6 anos depois Edema periorbitário bilateral com ligeira coloração azulada da pele. Pálpebras
25 18 18 0 24-45 Ácido hialurônico ou gordura autóloga: teste n=6;
nariz n=8; ambos n=4
- - Perda visual (ausência de percepção luminosa, isquemia no local da inje-
ção, diferentes graus de ptose e exa-
me de fundo de olho)
Olhos
26 1 1 0 57 Ácido hialurônico na glabela, testa e sulcos nasolabiais 0,1mL 2 dias depois Necrose da pele, eritema, descoloração, púrpura e dor intensa que se
estende da glabela esquerda até o
topo da testa
Testa, na região parietal e glabela
27 1 1 0 36 Toxina botulínica tipo A na glabela, testa e pés de
galinha
- 7 dias depois Esotropia paralisia parcial do olho (apresentou visão dupla) Olhos
28 2 2 0 24-42 Ácido hialurônico (AH) 1ml Durante o procedimento Necrose local da pele do queixo, parestesia lingual, dor de cabeça e desconforto no pescoço. Queixo e Língua
29 5 3 2 47-53 Ultrassom microfocado
(MFUS) para melhorar a textura da pele facial
4MHz / 4,5mm,
3,0mm e 1,5mm
(809 linhas); 7 MHz / 4,5 mm e 3,0 mm (318
linhas) e 4 MHz
/ 4,5 mm, 7 MHz
/ 4,5 mm e 3,0 mm de pro-
fundidade (630 linhas)
Minutos após o procedimento Bolhas, erosão/ulceração, pele e tecido subcutâneo e necrose da pele. Pele do rosto
30 1 1 0 29 Ácido hialurônico (AH) na ponta nasal - Durante o procedimento e após 3 dias. Dor intensa, tontura e visão turva, movimento extraocular limitado, necrose da pele com blefaroptose. Área periocular e glabela
31 1 1 0 28 Toxina botulínica tipo A em o lábio superior um local por
músculo,
2,5 unidades por local
1 semana depois Aparecimento de linha horizontal deprimente ao sorrir Terço facial inferior
32 1 1 0 36 Ácido hialurônico periocular e glabela - - Perda de visão no olho direito e fraqueza no braço esquerdo Olhos e braços
33 1 1 0 52 Ácido hialurônico (AH) nas linhas de marionetes e dobras nasolabiais - 12 horas depois Edema facial eritematoso doloroso bilateral e área sensível palpável com
hematoma e edema
Terço inferior da face e lábio

F: Feminino; M: Masculino; U: Unidades do produto; n: número de pacientes.

Tabela 1 - Metodologia dos estudos que apresentam complicações após a harmonização orofacial.
Tabela 2 - Risco de viés baseado no JBI TOOL de estudos elegíveis e incluídos na revisão sistemática.
Artigo 1. As características demográficas do paciente foram claramente descritas? 2. A história do paciente foi claramente descrita e apresentada como uma linha do tempo? 3. A condição clínica atual do paciente na apresentação foi claramente descrita? 4. Os testes diagnósticos ou métodos de avaliação e os resultados foram claramente descritos? 5. A(s) intervenção(ões) ou procedimento(s) de tratamento foram claramente descritos? 6. A condição clínica pósintervenção foi claramente descrita? 7. Os eventos adversos (danos) ou eventos imprevistos foram identificados e descritos? 8. O relato de caso fornece lições para levar?
119 - - + + - + + +
220 + - + + + + + +
321 + - + + - + + +
422 - - + + + + + +
523 - - + + + + + +
624 + + + + + + + +
725 - - + + - + + +
826 - - + + - + + +
927 - + + + + + + +
1028 + - + + - + + +
1129 - - + + + + + +
1230 + - + + + + + +
1331 - - + + - - + +
1432 - - + + - + + +
1533 - - + + - + + +
1634 + - + + - + + +
1735 - - + + - + + +
1836 - - + + + + + +
1937 - - + + - + + +
2038 + - + + - + + +
2139 - - + + - - + +
2240 - - + + - + + +
2341 - + + + - + + +
2442 + + + + - + + +
2543 - - + + - + + +
2644 - - + + + + + +
2745 - - + + - + + +
2846 - - + + - + + +
2947 + - + + + + + +
3048 - - + + - + + +
3149 - - + + + + + +
3250 - + + + - + + +
3351 - - + + - + + +
Tabela 2 - Risco de viés baseado no JBI TOOL de estudos elegíveis e incluídos na revisão sistemática.

DISCUSSÃO

A demanda por melhorias estéticas tem aumentado o número de procedimentos estéticos faciais 52. Este estudo realizou uma ampla análise de possíveis complicações após procedimentos de harmonização orofacial para que pacientes e profissionais tenham conhecimento desses eventos, possibilitando a detecção e tratamento imediato.

A maioria dos efeitos adversos são nãosignificativos e temporários, mas em algumas exceções, podem causar piora do aspecto estético do paciente e insatisfação53, causando danos e/ou choque psicológico diante da frustração com sua aparência, podendo levar a a reparação do dano por responsabilidade civil profissional54. No entanto, mesmo com maior frequência de realização desses serviços, ainda há pouca abordagem científica literária sobre as possíveis complicações decorrentes desses procedimentos.

Neste estudo, as complicações foram relatadas em pacientes de ambos os sexos, com idade entre 22 e 74 anos; porém, foram mais frequentes em mulheres que realizaram a maioria dos procedimentos22,34. Esses procedimentos são motivados pela busca do rejuvenescimento ou a prevenção do envelhecimento facial13. Por isso, procedimentos menos invasivos têm alcançado maior popularidade e demanda9. Desses procedimentos, aplicadores faciais como toxina botulínica19,22,25-28,39,45,49 e ácido hialurônico20,21,23,24,29,30,32-38,41-44,46,48,50,51 foram os mais realizados, provavelmente pelo custo-benefício e durabilidade do efeito. pálpebras inferiores e rugas “pés de galinha”, expressão popularmente conhecida) e nariz28,30,32,34,36,38,39,41,44-46,49-53,55,56. Houve manifestações de complicações após os procedimentos nas áreas da testa, nariz, olhos, região periocular e lábios27-30,32-34,36-39,41,42,44-53,55,56, sendo os olhos e região periocular a mais acometida principalmente com olho seco, diplopia, perda visual e ptose1-4,7,12,13,15,18,20,21,23-25,27,32.

Foram relatadas consequências como cefaleia intensa com duração de 45 dias, cefaleia parietal bilateral com duração de quinze dias associada a olho seco, ptose frontal progressiva, diplopia e perda do controle muscular24. Nos olhos, uma das regiões mais acometidas, foi possível observar sinais e sintomas como olho seco19,22 após um mês do procedimento, permanecendo os sintomas por quatro meses22, dor ocular com constrição pupilar e distúrbios visuais que resultaram em defeitos pupilares permanentes mesmo após dois meses do evento25, problemas vasculares como oclusão da artéria oftálmica (OAO) e neuropatia óptica oftálmica anterior (NOIA) também foram relatados30. A perda visual ocorreu parcialmente, com aumento da acuidade visual após vinte e quatro horas20 e perda visual prolongada mesmo após um ano do relato da complicação33, também ocorreu a ausência de percepção luminosa, esotropia45, estrabismo e paralisia isquêmica do nervo oculomotor secundária a uma oclusão e obstrução vascular de um ramo arterial preenchido com ácido hialurônico38.

Blefaroptose48, necrose cutânea, edema, coloração amarelada31, reações semelhantes a xantelasmas foram relatadas nas pálpebras inferiores41, e uma leve coloração azulada da pele foi observada mesmo após seis anos do procedimento mais recente42. Nas regiões da glabela e testa, onde as rugas do envelhecimento são muito evidentes, ocorreu a protrusão glabelar e o aparecimento de novas rugas muito profundas; na protrusão glabelar, houve recidiva com desaparecimento após quatro semanas26, áreas pálidas, vermelhidão, edema, dor intensa, púrpura e necrose da pele44. Houve relato de material de preenchimento aplicado nas bochechas migrando para a testa do paciente, formando um nódulo que foi resolvido apenas com cirurgia plástica45. As alterações na pele no local do procedimento foram bolhas, erosão e necrose subcutânea após tratamento com ultrassom MicroNed (MFUS)47 edema facial e hematomas após aplicadores faciais51.

Na região do nariz, principalmente após o procedimento de preenchimento com ácido hialurônico, ocorreram casos de necrose nasal24,34,37,38, com sintomas iniciais de edema, edema, dor e eritema34, coloração escura37 e dormência. Os procedimentos de rinomodulação cosmética são uma alternativa cosmética não invasiva para alterar a aparência nasal. Houve relato de dois pacientes que se recuperaram após tratamentos adequados para necrose do tecido nasal, mas em um caso o paciente apresentou cicatriz permanente decorrente da complicação24. No terço inferior da face foi observado o cisto do ducto nasopalatino, causado pela reação de corpo estranho, ou seja, o material injetado com toxina botulínica32, e dor e nódulo de 3cm ocorreu na região do arco zigomático após aplicação na região com ácido hialurônico29.

Necrose na região do mento associada à parestesia lingual foi detectada após preenchimento com ácido hialurônico na região submentoniana; a isquemia da língua ocorre pela injeção de material na artéria submentoniana ou em seus ramos46. Ainda, na região inferior da face, destacou-se o aparecimento de uma linha horizontal profunda quando o paciente sorria; devido à aplicação de toxina botulínica para correção do sorriso gengival, a complicação só desapareceu após a cessação do efeito da toxina botulínica em três meses49. Uma complicação mais grave causou dificuldade respiratória e dispneia em paciente que necessitou de internação e intubação para ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva (UTI) com diagnóstico de miastenia gravis após procedimento cosmético com toxina botulínica39. Nos procedimentos realizados nos lábios, foi comum observar assimetria, infecções, fibrose, endurecimento dos lábios21, migração do material utilizado32 e lesões dolorosas35. Complicações sistêmicas após o procedimento cosmético também foram detectadas em paciente sem histórico de doenças, manifestando-se com febre, astralgia e artrite23.

O presente estudo teve várias limitações relevantes: a nacionalidade dos pacientes estudados, que não foi esclarecida; as técnicas dos procedimentos realizados; quantidade e marca do material utilizado e sua concentração; a especialidade do profissional também não foi especificada. Tais informações trariam maior riqueza à discussão, uma vez que diversos profissionais podem realizar tais procedimentos. Sua qualificação ajudaria a demonstrar a essas classes como está sendo realizado seu atendimento e as complicações mais comuns e detectar possíveis falhas de execução no procedimento. A quantidade de material e a concentração explicariam porque existem algumas complicações e, consequentemente, tentar reduzir tais ocorrências.

Diante do exposto, ressalta-se a importância de um histórico detalhado dos procedimentos realizados pelo paciente31,35 antes de fazer o procedimento cosmético facial, bem como o completo entendimento da anatomia facial e vascular pelo profissional27,43,48,50,51 , o que pode ser um fator contribuinte para a indução de complicações relacionadas ao treinamento e execução de procedimentos pelo profissional, com complicações decorrentes de injeção nos vasos sanguíneos, lesões vasculares e oclusão, infecções causadas por contaminação do produto e erros técnicos na injeção do material57.

Fica evidente a importância de garantir uma boa documentação fotográfica e manter sempre um bom relacionamento com o paciente até a resolução da complicação24. Deve-se comunicar ao paciente que mesmo sendo um procedimento simples e não invasivo, podem ocorrer complicações20,22,26. O profissional deve tomar medidas preventivas para que não ocorram complicações38, respeitando a ética e a responsabilidade profissional e zelando pela saúde e dignidade do paciente16,55; tais medidas evitam sofrimentos e perdas irreparáveis. Os danos causados ao paciente decorrentes de tratamentos podem caracterizar responsabilidade civil55,56,58, e os eventos de responsabilidade criminal podem ocorrer devido lesão que afete a integridade corporal ou a saúde do paciente58-60. Assim, fica evidente a importância de realizar amplos estudos para um entendimento detalhado das possíveis causas e mecanismos desses eventos para garantir procedimentos estéticos mais seguros e satisfatórios para o profissional e o paciente.

CONCLUSÕES

É possível concluir que mesmo a execução de procedimentos estéticos faciais menos invasivos pode ocasionar possíveis complicações imediatas ou tardias após o procedimento em áreas como testa, nariz, lábios e principalmente, nos olhos e região periocular, que foram as mais acometidas com olhos secos, diplopia, perda visual e ptose. É importante alertar os pacientes para essa possibilidade com antecedência. Os profissionais devem ficar atentos para a detecção imediata de eventuais complicações.

REFERÊNCIAS

1. Yesilbek B, Simsek S, Valério P. O impacto psicossocial da estética facial em crianças e adolescentes e a possibilidade de intervenções precoces: relato de dois casos clínicos. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2016;70(2):192-7.

2. Gatto RCJ, Garbin AJI, Corrente JE, Garbin CAS. The relationship between oral health-related quality of life, the need for orthodontic treatment and bullying, among Brazilian teenagers. Dental Press J Orthod. 2019;24(2):73-80.

3. Garbin AJI, Wakaiama B, Saliba TA, Garbin CAS. Harmonização Orofacial e suas implicações na odontologia. Braz J Surg Clin Res. 2019;27(2):116-22.

4. Soares DM, Palmeira PTSS, Pereira VF, Santos MESM, Tassitano RM, Laureano Filho JR. Evaluation of the main criteria of facial profile aesthetics and attractiveness. Rev Bras Cir Plást. 2012;27(4):547-51.

5. Vilhena J, Medeiros S, Novaes JV. A violência da imagem: estética, feminino e contemporaneidade. Rev Mal Estar Subj. 2005;5(1):109-44.

6. de Maio M. The minimal approach: An innovation in facial cosmetic procedures. Aesthetic Plast Surg. 2004;28(5):295-300.

7. Machado MA, Flores MRP, Daruge Júnior E, Da Silva RHA. Procedimentos estéticos em Odontologia: orientações para uma prática clínica segura. Rev Dental Press Estét. 2014;11(2):90-7.

8. Pedron IG, Silva LPN. Utilização da toxina botulínica associada à cirurgia gengival ressectiva na estética dentogengival. Rev Odontol Bras Central. 2017;26(77):57-60.

9. Farolch-Prats L, Nome-Chamorro C. Facial Contouring by Using Dermal Fillers and Botulinum Toxin A: A Practical Approach. Aesthetic Plast Surg. 2019;43(3):793-802.

10. Heydenrych I, Kapoor KM, De Boulle K, Goodman G, Swift A, Kumar N, et al. 10-point plan for avoiding hyaluronic acid dermal filler-related complications during facial aesthetic procedures and algorithms for management. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2018;11:603-11.

11. Papazian MF, Silva LM, Crepaldi AA, Crepaldi MLS, Aguiar AP. Principais aspectos dos preenchedores faciais. Rev Faipe. 2018;8(1):101-16.

12. Srivastava S, Kharbanda S, Pal US, Shah V. Applications of botulinum toxin in dentistry: A comprehensive review. Natl J Maxillofac Surg. 2015;6(2):152-9.

13. Fitzgerald R, Carqueville J, Yang PT. An approach to structural facial rejuvenation with fillers in women. Int J Womens Dermatol. 2018;5(1):52-67.

14. Zagui MRB, Matayoshi S, Moura FC. Efeitos adversos associados à aplicação de toxina botulínica na face: revisão sistemática com meta-análise. Arq Bras Oftalmol. 2008;71(6):894-901.

15. Brasil. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. 40 p. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf

16. Conselho Federal de Odontologia de São Paulo. Resolução N°118/2012, 11 de maio de 2012. Código de ética odontológico. [Internet]. São Paulo: Conselho Federal de Odontologia; 2012. Available from: http://www.crosp.org.br/uploads/etica/6ac4d2e1ab8cf02b189238519d74fd45.pdf

17. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and metaanalyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009;6(7):e1000097.

18. The Joanna Briggs Institute. 2017. Critical Appraisal Checklist for Case Reports. [Internet]. [cited 2020 Mar 10]. Available from: https://jbi.global/sites/default/files/2019-05/JBI_Critical_Appraisal-Checklist_for_Case_Reports2017_0.pdf

19. Ferreira MC, Salles AG, Gimenez R, Soares MF. Complications with the use of botulinum toxin type a in facial rejuvenation: report of 8 cases. Aesthetic Plast Surg. 2004;28(6):441-4.

20. Peter S, Mennel S. Retinal branch artery occlusion following injection of hyaluronic acid (Restylane). Clin Exp Ophthalmol. 2006;34(4):363-4.

21. Wolfram D, Tzankov A, Piza-Katzer H. Surgery for foreign body reactions due to injectable fillers. Dermatology. 2006;213(4):300-4.

22. Arat YO, Yen MT. Effect of botulinum toxin type a on tear production after treatment of lateral canthal rhytids. Ophthalmic Plast Reconstr Surg. 2007;23(1):22-4.

23. Alijotas-Reig J, Garcia-Gimenez V. Delayed immune-mediated adverse effects related to hyaluronic acid and acrylic hydrogel dermal fillers: clinical findings, long-term follow-up and review of the literature. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2008;22(2):150-61.

24. Grunebaum LD, Bogdan Allemann I, Dayan S, Mandy S, Baumann L. The risk of alar necrosis associated with dermal filler injection. Dermatol Surg. 2009;35 Suppl 2:1635-40.

25. Lee WW, Murdock J, Albini TA, O’brien TP, Levine ML. Ocular damage secondary to intense pulse light therapy to the face. Ophthalmic Plast Reconstr Surg. 2011;27(4):263-5.

26. Kang SM, Feneran A, Kim JK, Park O, Kim JE, Won CH, et al. Exaggeration of wrinkles after botulinum toxin injection for forehead horizontal lines. Ann Dermatol. 2011;23(2):217-21.

27. Pontes HA, Pontes FS, de Oliveira GF, de Almeida HA, Guimarães DM, Cavallero FC. Uncommon foreign body reaction caused by botulinum toxin. J Craniofac Surg. 2012;23(4):e303-5.

28. Khan TT, Herne K, Dayan SH, Woodward JA. Facial blanching due to neurotoxins: proposed mechanisms. Dermatol Surg. 2013;39(1 Pt 1):24-9.

29. Neri SRNG, Addor FAS, Parada MB, Schalka S. The use of hyaluronidase in complications caused by hyaluronic acid for volumization of the face: a case report. Surg Cosmet Dermatol. 2013;5(4):364-6.

30. Chen Y, Wang W, Li J, Yu Y, Li L, Lu N. Fundus artery occlusion caused by cosmetic facial injections. Chin Med J (Engl). 2014;127(8):1434-7.

31. Eun YS, Cho SH, Lee JD, Kim HS. Periorbital lipogranuloma related to filler migration: a rare complication of facial fillers. J Cosmet Laser Ther. 2014;16(3):149-50.

32. Grippaudo FR, Di Girolamo M, Mattei M, Pucci E, Grippaudo C. Diagnosis and management of dermal filler complications in the perioral region. J Cosmet Laser Ther. 2014;16(5):246-52.

33. Carle MV, Roe R, Novack R, Boyer DS. Cosmetic facial fillers and severe vision loss. JAMA Ophthalmol. 2014;132(5):637-9.

34. Sun ZS, Zhu GZ, Wang HB, Xu X, Cai B, Zeng L, et al. Clinical Outcomes of Impending Nasal Skin Necrosis Related to Nose and Nasolabial Fold Augmentation with Hyaluronic Acid Fillers. Plast Reconstr Surg. 2015;136(4):434e-41e.

35. Curi MM, Cardoso CL, Curra C, Koga D, Benini MB. Lateonset adverse reactions related to hyaluronic Acid dermal filler for aesthetic soft tissue augmentation. J Craniofac Surg. 2015;26(3):782-4.

36. Kim YK, Jung C, Woo SJ, Park KH. Cerebral Angiographic Findings of Cosmetic Facial Filler-related Ophthalmic and Retinal Artery Occlusion. J Korean Med Sci. 2015;30(12):1847-55.

37. Kang BK, Kang IJ, Jeong KH, Shin MK. Treatment of glabella skin necrosis following injection of hyaluronic acid filler using platelet-rich plasma. J Cosmet Laser Ther. 2016;18(2):111-2.

38. Chen W, Wu L, Jian XL, Zhang B, Li JY, Qin XL, et al. Retinal Branch Artery Embolization Following Hyaluronic Acid Injection: A Case Report. Aesthet Surg J. 2016;36(7):NP219-24.

39. Chegini A. Therapeutic Plasma Exchange in a rare case myasthenic crisis after Botox injection. Atheroscler Suppl. 2017;30:283-5.

40. Lin CH, Chiang CP, Wu BY, Gao HW. Filler migration to the forehead due to multiple filler injections in a patient addicted to cosmetic fillers. J Cosmet Laser Ther. 2017;19(2):124-6.

41. Or L, Eviatar JA, Massry GG, Bernardini FP, Hartstein ME. Xanthelasma-Like Reaction to Filler Injection. Ophthalmic Plast Reconstr Surg. 2017;33(4):244-7.

42. Yu JTS, Peng L, Ataullah S. Chronic Eyelid Edema Following Periocular Hyaluronic Acid Filler Treatment. Ophthalmic Plast Reconstr Surg. 2017;33(6):e139-40.

43. Hu XZ, Chen SQ, Zhang Q, Wu PS, Lu W. Clinical analysis of visual loss caused by facial cosmetic fillers injection. Zhonghua Yan Ke Za Zhi. 2017;53(8):594-8.

44. Maruyama S. A Histopathologic Diagnosis of Vascular Occlusion After Injection of Hyaluronic Acid Filler: Findings of Intravascular Foreign Body and Skin Necrosis. Aesthet Surg J. 2017;37(9):NP102-8.

45. Lee SK, Jun HJ. Esotropia following botulinum toxin type A injection for facial wrinkles. J Cosmet Laser Ther. 2018;20(1):50-1.

46. Wang Q, Zhao Y, Li H, Li P, Wang J. Vascular Complications After Chin Augmentation Using Hyaluronic Acid. Aesthetic Plast Surg. 2018;42(2):553-9.

47. Friedmann DP, Bourgeois GP, Chan HHL, Zedlitz AC, Butterwick KJ. Complications from microfocused transcutaneous ultrasound: Case series and review of the literature. Lasers Surg Med. 2018;50(1):13-9.

48. Bae IH, Kim MS, Choi H, Na CH, Shin BS. Ischemic oculomotor nerve palsy due to hyaluronic acid filler injection. J Cosmet Dermatol. 2018;17(6):1016-8.

49. Chen G, Oranges CM, Giordano S, Huang R, Wang W. Horizontal animation deformity as unusual complication of neurotoxin modulation of the gummy smile. Dermatol Online J. 2019;25(8):13030/qt49s9h9zh.

50. Shoughy SS. Visual loss following cosmetic facial filler injection. Arq Bras Oftalmol. 2019;82(6):511-3.

51. Halepas S, Peters SM, Goldsmith JL, Ferneini EM. Vascular Compromise After Soft Tissue Facial Fillers: Case Report and Review of Current Treatment Protocols. J Oral Maxillofac Surg. 2020;78(3):440-5.

52. Chitre S. Dental Sealant placement: A Comparison technique. In: 13th International Conference and Exhibition on Dental Medicine; 2016 Aug 8-10; Toronto, Canada.

53. Guzelce E, Bassi F, Karacer O. Restoring congenitally missing mandibular central incisor using lithium disilicate based resin bonded prostheses: a case report. Oral Health Dental Sci. 2018;2(2):1-3.

54. Oliveira TFL, Oliveira LSAF, Santos L, Mascarenhas C, Lopes N, Dantas P. Responsabilidade civil em odontologia - uma visão por profissionais da área jurídica. Odontol Clín Cient. 2013;12(4):261-4.

55. Brasil. Conselho Federal de Medicina. Resolução N° 2.217/2018, 27 de setembro de 2018. Código de ética médica. [Internet]. Brasília: Conselho Federal de Medicina; 2018. Available from: https://portal.cfm.org.br/images/PDF/cem2019.pdf

56. Silva RHA, Musse JO, Melani RFH, Oliveira RN. Responsabilidade civil do cirurgião-dentista: a importância do assistente técnico. Rev Dental Press Ortodon Ortop Facial. 2009;14(6):65-71.

57. Gutmann IE, Dutra RT. Reações adversas associadas ao uso de preenchedores faciais com ácido hialurônico. Rev Elet Bioc Biotec Saúde. 2018;11(20):7-17.

58. Netto AL, Ruiz AM. Responsabilidade Médica. Rev Bras Oftalmol. 2010;69(2):75-6.

59. Lolli LF, Lolli MCGS, Marson FC, Silva CO, Moreira MA, Silva RHA. Responsabilidade criminal do cirurgião-dentista. Acta Jus. 2013;1(1):17-23.

60. Brasil. Presidência da República. Decreto-Lei N° 2.848/1940, 7 de dezembro de 1940. Código Penal- Artigo 129. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. [Internet]. Rio de Janeiro: Presidência da República; 1940. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm











1. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Instituição: Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

COLABORAÇÕES

NLM Análise e/ou Interpretação dos Dados, Análise Estatística, Aprovação Final do Manuscrito, Aquisição de Financiamento, Coleta de Dados, Conceitualização, Concepção e Desenho do Estudo, Gerenciamento de Pesquisa, Metodologia, Realização das Operações e/ou experimentos, Redação - Preparação do original, Redação - Revisão e Edição, Validação, Visualização.

JGDP Análise e/ou interpretação dos dados, Aprovação final do manuscrito, Aquisição de financiamento, Coleta de Dados, Conceitualização, Concepção e desenho do estudo, Investigação, Metodologia, Realização das operações e/ou experimentos, Supervisão, Validação.

RHAS Análise e/ou interpretação dos dados, Gerenciamento do Projeto, Redação - Revisão e Edição, Supervisão, Visualização.

Autor correspondente: Ricardo Henrique Alves da Silva Avenida do Café, s/n, Bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP, Brasil, CEP: 14040-904, E-mail: ricardohenrique@usp.br

Artigo submetido: 05/05/2021.
Artigo aceito: 14/07/2021.

Conflitos de interesse: não há.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license