http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0148
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 291 - 294
 

Sequelas de queimadura em face: enxerto cutâneo autólogo mama-face, uma opção de tratamento. Relato de caso

Sequels of burns in the face: autologous skin graft breast-face , a treatment option. Case report

GISELA HOBSON PONTES1,*; CAROLINA TAKAHASHI RODRIGUES PINTO1; FERNANDO SÉRGIO MENDES CARNEIRO1; MARIANO RAMON LEIVA PAREDES1; CESAR ANDRES BASTOS PLAZA1; LUIS ALEJANDRO VARGAS GUERRERO1

Resumo

Introdução: As queimaduras constituem uma das lesões traumáticas mais graves e seu tratamento requer uma abordagem multidisciplinar, em que o papel do cirurgião plástico é fundamental. Restabelecer a função de proteção da pele, mas também recuperar a estética da área, queimada são objetivos desafiadores que o cirurgião plástico procura atingir.
Relato de Caso: Paciente feminino de 27 anos submetida a mastopexia com inclusão de implantes, em que se aproveitou a pele retirada da mama para realizar um enxerto de espessura total em região mandibular e submentoniana para tratamento de cicatriz. A paciente teve uma integração completa do enxerto, sem evidenciar-se áreas de epidermólise. Os resultados estéticos foram excelentes, conseguindo a satisfação da paciente e melhoria das áreas discrômicas e hipertróficas cicatriciais.
Conclusão: O enxerto autólogo a partir da pele da mama constitui uma boa alternativa para o tratamento de sequelas de queimaduras em face, possibilitando ótimos resultados estéticos.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br