http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0121
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 67 - 68
 

Perfuração intestinal em lipoaspiração: relato de caso

EMILIANO JOSÉ CANTON1,*; MARCELO LIMA PUPO NOGUEIRA2; LUCAS AUGUSTO CANTON FERREIRA3; DENÍLSON MARCOS CÚRCIO4

Resumo

Introdução: A lipoaspiração, como em qualquer cirurgia, envolve riscos e possibilidade de complicações que podem ser locais ou sistêmicas. A perfuração em lipoaspiração pode atingir uma diversidade de órgãos e sistemas como parede abdominal, parede torácica, vísceras ou órgãos, vasos sanguíneos, articulações, implantes, além de outras estruturas anatômicas (ureter, traqueia etc.). O objetivo é relatar um caso de perfuração intestinal ocorrida durante lipoaspiração abdominal.
Relato do caso: Paciente do sexo feminino, submetida a lipoaspiração de abdome evoluindo com pneumoperitônio em pós-operatório imediato, a investigação utilizada, o tratamento instituído e da evolução clínica, neste caso, favorável. Muitas situações semelhantes de evolução satisfatória ou de resultados desfavoráveis não são relatadas; portanto, a ocorrência desta complicação é subestimada pela literatura médica específica.
Conclusão: É uma complicação grave que exige acesso pleno a investigação, decisões e condutas imediatas que podem evitar situações dramáticas e o óbito do paciente.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br