http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0020
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 134 - 137
 

Ressecção cirúrgica de calcinose sintomática em paciente com esclerose sistêmica

Surgical resection of symptomatic calcinosis in a patient with systemic sclerosis

CAIO PUNDEK GARCIA1,*; NATALIA BIANCHA RENDON1; CARLO MOGNON MATTIELLO1; FLÁVIA CRISTINA DE NOVAES GERBER1; JORGE BINS-ELY1

Resumo

Introdução: A esclerose sistêmica é uma doença rara, autoimune, com evolução progressiva, que afeta os tecidos conectivos e órgãos internos por inflamação, podendo causar calcinose de subcutâneo. Podem evoluir para quadros dolorosos e incapacitantes, podendo tornar-se infectados, principalmente quando ulceram pela pele.
Objetivo: Apresentar caso de calcinose em região inguinal e sua evolução cirúrgica.
Relato de Caso: Paciente feminina portadora de calcinoses em região inguinal bilateral, apresentando algia moderada/grave com falha de tratamento clínico. Realizada ressecção cirúrgica das calcinoses, que formavam cordões de fibrose com aderência na fáscia do músculo oblíquo externo. Realizado fechamento primário com nylon 2.0 pontos simples subdérmicos e ponto intradérmico continuo nylon 3.0 para fechamento estético e menor reação inflamatória. Boa evolução pós- operatório.
Conclusão: O melhor tratamento da calcinoses ainda não é claro. O tratamento das complicações se torna essencial para reduzir a morbidade e aumentar a qualidade de vida do paciente.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br