http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0011
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 73 - 78
 

Síndrome do túnel do carpo associada à amiloidose

Carpal tunnel syndrome associated with amyloidosis

KATIA TORRES BATISTA1,*; GABRIEL COSTA SERRÃO-DE-ARAUJO1; ULISES PRIETO Y-SCHWARTZMAN1; GABRIELA BERNARDA MONTEIRO1

Resumo

Introdução: A amiloidose é caracterizada pela deposição de proteínas nos órgãos e tecidos, e tem sido associada à síndrome do túnel do carpo (STC) quando ocorre no punho. O objetivo é descrever uma série de casos de pacientes submetidos à cirurgia para STC associado à amiloidose.
Métodos: O estudo incluiu 12 pacientes que se submeteram à cirurgia para tratar a STC cuja biópsia identificou amiloidose; o seguimento foi de cinco anos. Os pacientes foram avaliados por testes clínicos, eletroneuromiografia, imagens radiológicas e biópsia.
Resultados: Todos os pacientes apresentaram queixas musculoesqueléticas, sintomas severos de compressão do nervo mediano, alterações nos testes neurofisiológicos. Realizou-se a cirurgia, sinovectomia e biópsia. No pós-operatório, cinco pacientes (41%) desenvolveram dor crônica e distrofia simpático-reflexa.
Conclusão: Observou-se maior frequência de dor pós-operatória na amostra, o que revela a necessidade de atenção na abordagem e tratamento dessa associação.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br