http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0003
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 10 - 14
 

Retalho zigomático-palpebral: uma técnica opcional para a reconstrução da pálpebra inferior

Zygomatic-palpebral flap: an optional technique for lower eyelid reconstruction

MANOEL PEREIRA DA SILVA1; ALUÍSIO GONÇALVES MEDEIROS1,*; LUCIANA RODRIGUES DA CUNHA1; COLOMBO TIVERON1; MARCO TULIO RODRIGUES DA CUNHA1; VANEILA ADRIELI PADILHA1; JOÃO PEDRO RODRIGUES PEREIRA1; STEFANO MACHADO1

Resumo

Introdução: A reconstrução de pálpebra inferior representa um desafio peculiar ao cirurgião plástico, uma vez que traduz uma região facial de importância estética e funcional. O objetivo é apresentar uma técnica opcional para a reconstrução de defeitos da pálpebra inferior com o retalho cutâneo zigomático-palpebral. Esta técnica mostra uma alternativa nos casos de pele escleroatrófica de pessoas idosas, bem como para pessoas jovens, que não apresentam redundância da pele palpebral superior, impossibilitando por exemplo o uso de enxertos de pálpebra superior ou retalhos como o de Fricke ou Tripier.
Métodos: Os autores mostram a indicação do retalho em casos de ectrópio cicatricial, reconstrução após ressecção de neoplasias, associação com outros retalhos como de Hughes ou para cobertura de enxertos cartilaginosos. É um retalho de transposição composto por pele e subcutâneo, randomizado. A técnica baseia-se no uso de retalho local, de características muito semelhantes à área do defeito, o que permite mimetização, segurança e exequibilidade.
Resultados: Os resultados imediatos e tardios são satisfatórios e bem aceitos pelos pacientes e pela equipe cirúrgica em termos estéticos e funcionais, com oclusão palpebral adequada e lubrificação ocular preservada.
Conclusão: O retalho zigomático-palpebral apresenta como vantagens a simplicidade de execução, sangramento mínimo, baixa morbidade de área doadora e feito sob anestesia local. O objetivo de reconstruir defeitos da pálpebra é restaurar a anatomia e função. Esta pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente em defeitos maiores que podem estar presentes nos procedimentos oncológicos em jovens e em idosos com pele escleroatrófica e mínima frouxidão.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br