http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2018RBCP0156
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 414 - 418
 

Pioderma gangrenoso: um desafio para o cirurgião plástico

Pyoderma gangrenosum: a challenge for the plastic surgeon

FRANCISCO FELIPE GÓIS DE OLIVEIRA1,2,*; MARIANA FERNANDES1,2; ANA MARIA NOGUEIRA GIACOIA1,2; OSVALDO SALDANHA1,2; MARCOS RICARDO MENEGAZZO1,2; EUGÊNIO GONZALEZ CAÇÃO1,2; OSVALDO SALDANHA1,2

Resumo

Introdução: O pioderma gangrenoso (PG) corresponde a uma dermatose autoimune crônica e rara. Sua base etiológica ainda permanece pouco conhecida, sendo idiopático em 25 a 50% dos casos, nos demais está associado com doenças sistêmicas de fundo autoimune, tem uma incidência de 2 a 3 casos em 1 milhão de habitantes por ano. No Brasil, este índice é de 0,38 casos por 10.000 atendimentos, as mais acometidas são as mulheres entre a segunda e quinta década de vida. O quadro clínico é variável, sendo que a forma ulcerosa, que surge sobre uma cicatriz prévia, é a mais prevalente.
Relato de Caso: Paciente do sexo feminino, 39 anos de idade, previamente hígida, foi submetida à mamoplastia redutora, evoluiu com úlcera necrótica em cicatriz vertical de mama esquerda. Realizado desbridamento de tecidos desvitalizados, prescrita antibioticoterapia, apresentando piora importante da lesão, sendo considerada a hipótese de PG. Iniciado tratamento com corticoterapia oral e tópica com remissão do quadro.
Conclusões: O PG representa um desafio no diagnóstico e, geralmente, demonstra a dificuldade diagnóstica, podendo ser confundido com infecção do sítio cirúrgico.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br