http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2018RBCP0143
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 312 - 316
 

Alternativa técnica para tratamento de esteatonecrose em mama: descrição e resultados

Alternative technique for the treatment of osteonecrosis in breasts: description and results

LEONARDO DAVID PIRES BARCELOS1,2; OGNEV MEIRELES COZAC1,2,3,*; MARCELA CAETANO CAMMAROTA1,2; LEONARDO MARTINS COSTA DAHER1,2; MILENA CARVALHO ALMEIDA GALDINO1,2; ISMAR RIBEIRO1,2

Resumo

Introdução: Este trabalho descreve e apresenta os resultados de uma técnica alternativa para tratamento da esteatonecrose, a lipoaspiração com cânula específica, com bons resultados observados no exame físico e de imagem. A esteatonecrose é uma complicação que ocorre com alguma frequência nas cirurgias mamárias, principalmente nas reconstruções mamárias, nas cirurgias conservadoras ou TRAM, caracterizando-se, inicialmente, por endurecimento de uma região, que evolui para uma nodulação de tamanhos variados, em qualquer região mamária, com cistos oleosos e fibrose, que traduz uma preocupação constante por parte das pacientes, do oncologista, do mastologista e do cirurgião plástico devido à ocorrência de recidiva tumoral.
Método: Foi realizada uma revisão retrospectiva dos prontuários das pacientes submetidas a procedimentos nas mamas, seja reconstrução ou estética, e evoluíram com esteatonecrose, sendo submetidas ao tratamento com lipoaspiração, inspirada na técnica de perfuração óssea para tratamento de necrose óssea, realizado por ortopedistas.
Resultados: No período englobado, 8 pacientes foram selecionadas. A idade média foi de 56 anos. Grande parte possuía alguma deformidade na mama acometida, sendo o cisto oleoso o mais comum - 5 pacientes (62,5%). 75% possuíam história de neoplasia mamária.
Conclusão: A individualização do paciente é a chave para o sucesso do tratamento da esteatonecrose e uma ferramenta essencial para atender às expectativas e anseios da paciente após essa complicação. Cada técnica tem suas indicações, vantagens e limitações, que devem ser amplamente discutidas com o paciente visando o melhor resultado possível.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br