http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2018RBCP0091
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 166 - 173
 

Reconstrução mamária com loja de retalho retropeitoral superior e subcutâneo misto inferior

Breast reconstruction with creation of upper retropectoral and lower mixed subcutaneous cavities and use of flaps

Ognev Meireles Cosac1,2,3; Ismar Ribeiro1,3*; Luciano Gomes Moura1,3; Daniel Augusto dos Santos Soares1,3; Leonardo Martins Costa Daher1,3; Milena Carvalho Almeida Galdino1,3; Gabriel Campelo dos Santos1,3; Leonardo David Pires Barcelos1,3; Pablo Juarez Calieron1,2; Marcus Vinicius Serra de Oliveira1,2; Lucas Correia Evangelista1,2

Resumo

Introdução: Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2016, estima-se em 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil, o que corresponde a 25% dentre todos os tipos de cânceres no país (excluindo-se os tumores de pele não melanoma). O presente artigo visa apresentar uma forma de abordagem para as reconstruções mamárias imediatas com loja retropeitoral superior e subcutânea mista inferior.
Métodos: Os autores descrevem da técnica de reconstrução mamária com retalho do músculo peitoral e pedículo cutâneo inferior, associado à inclusão de implante mamário de silicone. Foi realizada análise retrospectiva de prontuários das pacientes operadas entre os anos 2012 e 2016 no Serviço de Cirurgia Plástica da clínica privada do autor sênior, no Hospital Daher e no Hospital das Forças Armadas.
Resultados: Os resultados são satisfatórios, com baixos índices de complicações e com satisfação elevada para os pacientes e os autores. Trinta e seis pacientes foram submetidas à reconstrução mamária com a técnica descrita, com média de idade de 59 anos. As complicações apresentadas foram necrose de complexo areolopapilar, deiscência, seroma, hematoma, liponecrose, deslocamento do implante e trombose venosa profunda. Nenhuma paciente teve necessidade de resgate da reconstrução ou apresentou recidiva da neoplasia mamária durante o período do estudo.
Conclusão: Trata-se de técnica que preserva a pele da mama em sua parte inferior, com baixa possibilidade de deiscência ou extrusão do implante nesta região, proporcionando uma dupla proteção deste implante com o músculo peitoral maior nos dois terços superiores e o retalho cutâneo-dermogorduroso no terço inferior, caracterizando um "dual-plane".

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br