http://dx.doi.org/10.5935/1676-2444.20190010
Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 19 - 28
 

Lavado peritoneal em neoplasias ginecológicas

Peritoneal washing in gynecological neoplasias

Marcos Paulo R. Sanches1; Anderson Matsubara2; Marco Aurélio A. Grande3; Luiz M. Collaço2

Resumo

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: A citologia de lavado peritoneal faz parte do estadiamento patológico dos adenocarcinomas de endométrio e ovário. O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de citologias positivas para malignidade em pacientes com diagnóstico de adenocarcinoma de endométrio e/ou ovário, bem como a associação entre a positividade da citologia e as variáveis idade da paciente, tipo histológico da neoplasia e grau de diferenciação tumoral.
MÉTODO: Foi realizado um estudo transversal retrospectivo e prospectivo por meio da análise dos laudos de citologia de lavado peritoneal e dos laudos anatomopatológicos de 43 pacientes com diagnóstico de adenocarcinoma ovariano ou endometrial, disponibilizados pelo Centro de Patologia de Curitiba.
RESULTADOS: Em relação ao adenocarcinoma de endométrio, a prevalência de citologias positivas foi de 7%. Nem o grau de diferenciação tumoral (p = 1) nem a idade (p = 0,233) demonstram associação com a positividade. Em relação ao adenocarcinoma de ovário, a prevalência de citologias positivas foi de 20%. O grau de diferenciação tumoral demonstrou associação positiva significativa com essa positividade (p = 0,044); a idade não demonstrou associação (p = 0,804). Não foi possível verificar a associação com o tipo histológico das neoplasias por não aplicabilidade do teste estatístico.
CONCLUSÃO: A prevalência de citologias de lavado peritoneal positivas para malignidade foi de 7% no adenocarcinoma de endométrio e de 20% no adenocarcinoma de ovário. Somente o grau de diferenciação tumoral dos adenocarcinomas ovarianos demonstrou associação significativa com a positividade do lavado peritoneal.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br