http://dx.doi.org/10.5935/1676-2444.20180064
Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 372 - 378
 

Expressão de Hsp27 e razão entre os índices de proliferação celular e apoptose em carcinoma de mama com e sem metástases axilares

Hsp27 expression and ratio between cell proliferation rate and apoptosis in breast cancer with and without axillary metastases

Clarice M. Feyh Birnfeld1; Vinicius D. Silva2

Resumo

INTRODUÇÃO: O envolvimento do sistema imunológico no processo de neoplasias vem sendo cada vez mais estudado devido ao seu potencial em terapia antitumorais.
OBJETIVOS: Avaliar a expressão de heat shock protein 27 (Hsp27) em amostras teciduais de carcinomas ductais invasores com e sem presença de metástase em linfonodo sentinela axilar, bem como estudar a relação da taxa de proliferação celular (Ki-76) e apoptose (caspase 3) em comparação com amostras de alteração fibrocística no tecido mamário.
MÉTODOS: Estudo transversal com amostras de tecidos coletados no Hospital São Lucas, entre setembro de 2001 e outubro de 2009, divididas em três grupos: 1. alteração fibrocística da mama (grupo-controle); 2. carcinoma ductal invasor de mama com presença de metástase linfonodal; e 3. sem presença de metástase linfonodal.
RESULTADOS: Observou-se expressão aumentada da Hsp27 no grupo de carcinomas sem metástase, quando comparado com os demais grupos. Houve diferença na expressão da proteína Ki-67 e na razão entre proliferação celular e apoptose entre os grupos com carcinoma quando comparados com o grupo-controle. Contudo, não houve diferença significativa entre os grupos com carcinoma ou entre a expressão de caspase 3 nos três grupos, quando comparados entre si.
CONCLUSÃO: A análise quantitativa da Hsp27 demonstrou maior expressão da proteína nos tecidos da neoplasia primária e nos linfonodos em carcinomas sem metástase em linfonodo sentinela axilar. Embora a metodologia e o número de casos não permitam concluir que esse comportamento na doença metastática seja um achado constante, justifica-se a necessidade de avaliar esse achado em estudos futuros.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br