http://dx.doi.org/10.5935/1676-2444.20170004
Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 53 - 60
 

Predominância de superexpressão de CD25/FOXP3, IFN-γ e citocinas supressoras em amostras de lesão de alto grau infectadas pelo papilomavírus humano

Predominant overexpression of CD25/FOXP3, IFN-γ, and suppressive cytokines in high-grade lesion samples infected with human papillomavirus

Camila M. Bonin; Cacilda T. J. Padovani; Alda Maria T. Ferreira; Leandro S. Ávila; Ana Paula Machado; Thiago T. M. Prata; Carlos Eurico S. Fernandes; Inês Aparecida Tozetti

Resumo

INTRODUÇÃO: A infecção persistente por papilomavírus humano (HPV) é a principal causa do câncer cervical e suas lesões precursoras, e a resposta imune inadequada está entre os fatores que contribuem para a persistência viral. Isso pode ser influenciado por células T regulatórias (Treg) e pela produção de citocinas imunossupressoras, como o fator de transformação de crescimento beta (TGF-β) e a interleucina 10 (IL-10).
OBJETIVO: Estabelecemos o perfil de resposta predominante, resposta Th1 ou imunossupressora, no microambiente tecidual, pela detecção de interferon gama (IFN-γ), TGF-β, e IL-10, bem como a coexpressão do receptor da cadeia alfa da IL-2 (CD25) e do forkhead box P3 (FOXP3).
MÉTODO: Setenta e quatro amostras de biópsias de cérvice uterina, submetidas à detecção do ácido desoxirribonucleico (DNA) de HPV e à análise histopatológica, foram utilizadas nas reações de imuno-histoquímica para detectar IFN-γ, TGF-β, IL-10 e CD25/FOXP3 em linfócitos.
RESULTADOS: O microambiente das amostras de lesões intraepiteliais escamosas de alto grau (HSIL) com elevado números de partículas virais (≥ 10.000 cópias/ml) continha elevado número de células CD25/FOXP3+, TGF-β+, IL-10+ e IFN-γ+.
CONCLUSÃO: A coexpressão de CD25/FOXP3 e a expressão de TGF-β nas amostras HSIL sugerem a existência de células Treg nesses locais, embora a expressão de IFN-γ tenha sido observada em várias células. Nossos dados sugerem que essa citocina pode estar relacionada com a manutenção do microambiente imunossuprimido, favorecendo a infecção persistente por HPV e a progressão para carcinoma.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br