http://dx.doi.org/10.5935/1676-2444.20170002
Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 5 - 12
 

Validação de desempenho do western blot para detecção de anticorpos anti-HIV em amostras de sangue coletadas em papel-filtro (DBS)

Performance validation of western blot for anti-HIV antibody detection in blood samples collected on filter paper (DBS)

Marcia J. Castejon1; Rosemeire Yamashiro1; Carmem Aparecida F. Oliveira1; Maria Amélia S. M. Veras2

Resumo

INTRODUÇÃO: Em estudos de campo é vantajoso o emprego de amostras coletadas em papel de filtro (DBS) pela simplicidade em manuseá-las e transportá-las. Essas características colocam a tecnologia de DBS em posição de destaque nas pesquisas que buscam aumentar o acesso da população aos testes diagnósticos, incluindo os testes sorológicos para vírus da imunodeficiência humana (HIV). A estratégia convencional para o diagnóstico da infecção pelo HIV é utilizar um teste imunoenzimático como primeiro teste e, quando este for reagente, um teste complementar, como o western blot (WB), para confirmar a reatividade da amostra.
OBJETIVO: Neste estudo foi avaliado o desempenho analítico do ensaio WB em amostras DBS.
MÉTODO: As 118 amostras de sangue coletadas em papel-filtro, provenientes do estudo SampaCentro e reagentes para anticorpos anti-HIV no ensaio de triagem, foram analisadas no WB modificado. Para conferir a confiabilidade a esses resultados, o desempenho do ensaio foi previamente validado por meio de painel de amostras do Instituto Adolfo Lutz (IAL) (painel de referência), composto por amostras pareadas de sangue total e plasma.
RESULTADOS: Todas as amostras DBS [100% (118/118)] apresentaram o padrão de bandas compatível com o critério de positividade para HIV preconizado pelo Ministério da Saúde. Na validação do WB, foi averiguada a reciprocidade da reatividade dos anticorpos das amostras DBS e de suas respectivas amostras de plasma.
CONCLUSÃO: A otimização do WB possibilitou a obtenção de resultados confiáveis, e a facilidade de execução, coleta, transporte e armazenamento de amostra DBS poderá viabilizar a utilização dessa técnica imunodiagnóstica em inquéritos epidemiológicos de HIV/síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids).

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br