<b>Cargas de trabalho e desgastes dos trabalhadores de enfermagem de um hospital-escola/ Workloads and strain processes of nursing workers at teaching hospital <b>

  • Marcia Eiko Karino
  • Vanda Elisa Andres Felli
  • Leila Maria Mansano Sarquis
  • Leni de Lima Santana
  • Silvia do Rocio Silva
  • Rosária de Campos Teixeira
Palavras-chave: Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Carga de Trabalho, Absenteísmo.

Resumo

Estudo descritivo-exploratório, transversal, cujo objetivo foi relacionar as cargas de trabalho e o processo de desgaste ao adoecimento dos trabalhadores de enfermagem de um hospital escola. A coleta de dados foi realizada nos anos de 2008 e 2009, por meio de registros das ocorrências no Sistema de Monitoramento da Saúde do Trabalhador de Enfermagem. Este software foi elaborado com a intenção da captação à Saúde do Trabalhador de enfermagem relacionado ao trabalho e seus determinantes, geradores de potenciais de desgaste, exemplificados pelos acidentes de trabalho e doenças profissionais. Os dados foram analisados segundo estatística descritiva. Constatou-se que as cargas de trabalho que mais afetaram os trabalhadores naquele período foram as mecânicas, biológicas e psíquicas. Os traumas por causas externas, o contato com exposição a doenças e os transtornos mentais foram alguns dos desgastes em evidência. Os resultados demonstram a necessidade de implementação de ações sobre prevenção de acidentes e manutenção da saúde no trabalho, com apoio e presença de serviços de educação continuada e a adequada gestão ambiental dos postos de trabalho da enfermagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Eiko Karino
Enfermeira. Doutora, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR.
Vanda Elisa Andres Felli

Enfermeira. Doutora, Professora Senior do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo – SP. 

Leila Maria Mansano Sarquis
Enfermeira.  Doutora, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Curitiba – Paraná.
Leni de Lima Santana
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Curitiba – Paraná.
Silvia do Rocio Silva

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, responsável pelo Recursos Humanos da UFPR.  Curitiba – Paraná. 

Rosária de Campos Teixeira

Enfermeira. Mestre, responsável pelo Serviço Especializado em Saúde Ocupacional (SESAO). Curitiba – Paraná. 

Publicado
2015-06-11
Como Citar
Karino, M. E., Felli, V. E. A., Sarquis, L. M. M., Santana, L. de L., Silva, S. do R., & Teixeira, R. de C. (2015). <b>Cargas de trabalho e desgastes dos trabalhadores de enfermagem de um hospital-escola/ Workloads and strain processes of nursing workers at teaching hospital <b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(2), 1011 - 1018. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i2.21603
Seção
Artigos originais