CC BY 4.0 · Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Surgery 2024; 39(04): s00451802313
DOI: 10.1055/s-0045-1802313
Ideias e Inovações

Tratamento de mama tuberosa: Uma nova perspectiva fotoquímica

Article in several languages: português | English
1   Práctica privada, Lima, Peru
2   Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy (AEXPI), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
3   Departamento de Investigación, Universidad Ricardo Palma, Lima, Peru
,
1   Práctica privada, Lima, Peru
2   Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy (AEXPI), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
,
1   Práctica privada, Lima, Peru
2   Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy (AEXPI), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
,
1   Práctica privada, Lima, Peru
2   Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy (AEXPI), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
› Author Affiliations

Suporte Financeiro Os autores declaram que não receberam suporte financeiro de agências dos setores público, privado ou sem fins lucrativos para a realização deste estudo.
Ensaios Clínicos Não. | Clinical Trials None.
Zoom Image

Resumo

Introdução A mama tuberosa é uma anomalia congênita com apresentações variadas que sempre foi um verdadeiro desafio para os cirurgiões plásticos. Por isso propomos a utilização da técnica One Selective Tissue Engineering Photostimulation (STEP), que atua diretamente na desnaturalização dos septos fibrosos, liberando o sulco inframamário permitindo a criação da bolsa subglandular.

Materiais e Métodos Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo que incluiu 15 pacientes do autor sênior que foram tratados com a técnica One STEP no período de 2017 a 2020. Sedação e anestesia local foram utilizadas em todos os casos. O Sistema de Meara/Kolker foi utilizado para classificar a deformidade tuberosa da mama em todas as pacientes. Nosso protocolo proposto é baseado na onda da luz infravermelha de 1.210 nm, que possui propriedades fotoquímicas

Resultados Entre 2017 e 2020, 15 pacientes do sexo feminino com mama tuberosa foram tratadas com a técnica One STEP apresentando resultados atraumáticos, com menos sangramento, retração da herniação areolomamilar e do complexo aréolo-papilar (CAP), e permitindo a colocação de um implante mamário subglandular com resultado satisfatório para as pacientes.

Conclusão Existem diferentes técnicas para tratar a mama tuberosa, mas elas nem sempre alcançam o mesmo resultado em classificações distintas. Em nosso estudo, as pacientes com mama tuberosa foram tratadas da mesma forma com a técnica One STEP independemente da classificação com correção em um estágio, obtendo resultados satisfatórios em todos os casos. A técnica One STEP apresentou excelentes resultados no tratamento de pacientes com mama tuberosa, com menor trauma, menor sangramento, menor edema e melhor tempo de recuperação pósoperatória.

Contribuições dos Autores

PHC: concepção e desenho do estudo, conceito, curadoria de dados, aprovação final do manuscrito, investigação, metodologia, administração do projeto, realização de operações e/ou testes, e redação - preparação da versão original.


ACCA: análise e/ou interpretação de dados, concepção e desenho do estudo, conceito, curadoria de dados, aprovação final do manuscrito, análise formal, investigação, metodologia, administração do projeto, realização de operações e/ou testes, software, supervisão, validação, visualização, redação - preparação do original e redação - revisão e edição.


EACA: análise e/ou interpretação de dados, concepção e desenho do estudo, conceito, curadoria de dados, aprovação final do manuscrito, análise formal, investigação, metodologia, realização de operações e/ou testes, software, supervisão, validação, visualização, redação - preparação do original e redação - revisão e edição.


CM: análise e/ou interpretação de dados, concepção e desenho do estudo, conceito, curadoria de dados, análise formal, investigação, metodologia..




Publication History

Received: 11 March 2024

Accepted: 16 November 2024

Article published online:
10 February 2025

© 2025. The Author(s). This is an open access article published by Thieme under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitting copying and reproduction so long as the original work is given appropriate credit (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)

Thieme Revinter Publicações Ltda.
Rua do Matoso 170, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20270-135, Brazil

Bibliographical Record
Patricio Centurion, Alexandro Carlo Cavenago-Arce, Edoardo Angello Cavenago-Arce, Cynthia Montenegro. Tratamento de mama tuberosa: Uma nova perspectiva fotoquímica . Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Surgery 2024; 39: s00451802313.
DOI: 10.1055/s-0045-1802313